A prescrição de fitoterápicos é um processo que envolve a indicação ou prescrição de plantas medicinais ou produtos fitoterápicos para o bem-estar e prevenção de doenças.
A prescrição de fitoterápicos deve incluir os seguintes dados:
Nome científico da planta, gênero e espécie
Parte da planta que é eficaz
Padronização ou concentração da planta
Dose
Dados do paciente, como nome, idade e endereço
Dados do local de trabalho do prescritor
Assinatura e carimbo do farmacêutico responsável
A prescrição de fitoterápicos deve ser feita com cuidado, considerando diversos fatores, como:
Parte utilizada da planta, pois diferentes partes podem ter substâncias distintas
Vias de administração e posologia
Tempo de tratamento
Contraindicações e precauções de uso
Interações medicamentosas
A medicina ortomolecular é um conjunto de práticas que visa alcançar o equilíbrio fisiológico e químico do organismo, através da alimentação e da regulação hormonal.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças crônicas. Para isso, o médico ortomolecular realiza um diagnóstico alimentar e propõe um tratamento que pode incluir:
Correção nutricional
Reposição medicamentosa de deficiências de nutrientes
Remoção de minerais em excesso ou tóxicos
Combate aos radicais livres
Identificação de toxinas no organismo
Tratamento e equilíbrio da imunidade
Tratamento de inflamações crónicas
A ozonioterapia estética é uma técnica médica que consiste na administração de ozônio no corpo para tratar questões relacionadas à pele e ao tecido subcutâneo.
O ozônio é uma molécula gasosa composta por uma combinação de oxigênio puro e ozônio. A ozonioterapia pode ser aplicada de várias formas, como:
Injeção subcutânea
Auto-hemotransfusão
Aplicação externa, vaporizando o gás diretamente na pele
Massagem com óleos ozonizados
Colocação do membro a ser tratado em uma bolsa preenchida com ozônio
A ozonioterapia estética pode ser usada para tratar:
Gordura localizada, Celulite, Flacidez da pele, Acne, Estrias, Fibroses, Queda capilar, Feridas, Manchas, Hipercromia.
A ozonioterapia é considerada eficaz e com riscos praticamente inexistentes, pois o ozônio é uma biomolécula que não causa efeitos alérgicos.
Cursos Importantes na Saúde Integrativa
A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos e é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo. Essa ciência é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar uma infinidade de doenças físicas e psicológicas, sendo considerada, inclusive, uma importante terapêutica para a ansiedade.
A terapia ortomolecular é uma terapia alternativa que identifica a carência e excesso de vitaminas e minerais e até mesmo metais pesados existentes no organismo de uma pessoa. O objetivo é identificar minuciosamente o que pode estar atrapalhando a saúde do paciente.
Com aparelhos modernos que emitem um relatório sobre cada paciente, é possível iniciar o tratamento, que muitas vezes consiste em equilibrar a dieta e repor vitaminas por meio de suplementação para corrigir as moléculas do corpo.
Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
A naturopatia é uma forma de assistência médica que combina tratamentos tradicionais com a ciência moderna. Essa abordagem inclui diversas técnicas e terapias não invasivas, como massagens, acupuntura, exercícios e aconselhamento nutricional.
Dessa maneira, a naturopatia tem como objetivo a prevenção holística e diagnóstico e tratamento abrangentes. Além disso, usando uma variedade de métodos alternativos de diagnóstico, o naturopata pode frequentemente identificar com precisão uma predisposição, antes do início da doença aguda, e tratar o paciente com terapias específicas e mudanças no estilo de vida do paciente.
Tratamento Oferecidos por Aparelhos
A desintoxicação iônica, ou Hidrodetox, é um tratamento que tem como objetivo detoxificar o corpo através da harmonização dos fluxos energéticos dos pés.
Cada sessão de Detox iônica tem a duração de 30 minutos, dependendo da intoxicação de cada pessoa o tratamento pode variar de 1 a 10 sessões.
Se coloca os pés em um recipiente com água, na qual se encontram eletrodos eles são responsáveis por eliminar do corpo todo as toxinas, produtos químicos, efeitos de radiações e materiais sintéticos que ficam armazenados em diferentes camadas da pele, metais pesados, agrotóxicos, pesticidas. Desintoxicação do fígado, intestinos, útero, pulmão, equilibra a energia do corpo, promovendo a normalização das funções orgânicas dando sensação de bem-estar.
No final da sessão é possível visualizar na água a quantidade de gordura e secreções eliminados através das cores. Se a água ficar preta ou verde, pode indicar que há toxinas na vesícula biliar ou no fígado. Por outro lado, se a água ficar laranja, poderá indicar problemas nas articulações, como artrite e doenças musculares. Muita espuma indica retenção de líquido. E aí? Qual a cor da sua saúde?
São aparelhos eletrônicos geradores de frequência, osciladores, conhecidos por muitos como “antibióticos eletrônicos”. Com ação antiviral, antifúngica e bactericida, eliminam os micro-organismos, combatendo as doenças geradas por vírus, fungos e bactérias.
Essas tecnologias também podem ser utilizadas para desintoxicação de cosméticos, formol, benzeno, hormônios, antibióticos e parasitas através de aplicação de cartões frequenciais.
Uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar.
Há séculos utilizado por países desenvolvidos e com benefícios comprovados por inúmeros estudos, o ozônio tem excelentes propriedades medicinais, como:
Anti-inflamatórias;
Antissépticas;
Modulação do estresse oxidativo;
Melhora da circulação periférica e da oxigenação.
Um procedimento milenar, aplicado na medicina tradicional chinesa, vem se tornando um verdadeiro sucesso nos últimos anos: a ventosaterapia. Ela pode ser realizada tanto para fins de saúde, quanto para fins estéticos (no tratamento de celulites, por exemplo). Alguns atletas também optam pela ventosaterapia para diminuir o tempo da recuperação muscular.
Através de ventosas – que podem ser de vidro, silicone ou acrílico – aplicadas na pele, promove-se uma melhor circulação sanguínea. Elas criam um efeito de vácuo sobre a pele, dilatando os vasos sanguíneos e aumentando a oxigenação dos tecidos, possibilitando que as toxinas existentes nos músculos e no sangue sejam liberadas com maior facilidade.
Entre os diversos benefícios, a ventosaterapia possibilita o relaxamento do corpo e da mente, fortalecimento dos vasos sanguíneos, reduz dores e inflamações, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação, eliminação de contraturas musculares e pontos de tensão. Mesmo sendo um procedimento seguro, é importante ressaltar que existem contraindicações, por exemplo, para pessoas com histórico de trombose ou outros distúrbios hemorrágicos, pressão alta, varizes, febre e fraturas no local da aplicação.
O tratamento deve ser personalizado e o fisioterapeuta poderá indicar a quantidade e frequência das sessões e, se deve ser associado a outros tratamentos como acupuntura.
Como toda doença tem fundo emocional, esse maravilhoso aparelho faz uma reprogramação ajudando no tratamento de insônia, ansiedade, depressão, falta de foco, alzhaimer, falta de perdão, etc.
Enematerapia
É o processo de limpeza da última parte do cólon (ampola retal) através da passagem de água pura filtrada utilizando uma sonda retal.
A lavagem intestinal tem sido um instrumento terapêutico de eficácia comprovada há milênios (Egito Antigo, Índia, Grécia, etc). A própria medicina ocidental a utilizou muito, mas na era dos remédios químicos a lavagem intestinal ficou completamente abandonada. Hoje em dia, os médicos só a utilizam para o preparo intestinal (cirurgia e exames). No entanto, este método tem sido resgatado nas últimas décadas, obtendo um grande sucesso no tratamento de inúmeras doenças.